Descrição
Marcelo da Silva Hounsell
possui PhD em Manufacturing Engineering pela Loughborough University, Inglaterra (LUT, 1998 – doutorado revalidado pela UFSC), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1992) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPa, 1989). É professor Associado atuando na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) desde 1990 como efetivo e DE. É bolsista produtividade DT-CNPq (2017-2019), membro fundador dos mestrados Profissional em Engenharia Elétrica (PPGEE) e, fundador do Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada (PPGCA). Pesquisa nas áreas da Jogos Sérios, Realidade Virtual/Aumentada e Informática na Educação. É co-autor do livro “Introdução a Realidade Virtual e Aumentada” (2018, SBC). Publicou mais de 245 artigos técnico-científicos, os mais recentes no Computers & Education e IEEE TNSRE. Orientou/coorientou trabalhos de destaque, dentre eles: 1o Lugar para tese e 1o Lugar para dissertação no CTD do SBCAS2019 e; Menção Honrosa recebida dentre as melhores dissertações do CTDGames2018, Recebeu 30 distinções, incluindo 7 prêmios de 1o Lugar, 6 de Melhor Artigo e 2 de 1o Lugar em Inovação (entre eles: Melhor Artigo FULL do SBGames2017 na Trilha Artes e Design e, 1o Lugar em Inovação na categoria Pós-Graduação da ExpoInovação2017). Apresentou 38 palestras convidadas (entre elas: ENIT 2019, Pint of Science 2018 e no TEDxUDESCJoinville 2015). Participou do desenvolvimento de mais de 50 softwares/protótipos (entre eles 18 jogos), um deles com registro no INPI. Orientou 110 trabalhos acadêmicos (Mestrado, Especialização, Iniciação Científica, Conclusão de Curso e Estágio). Participou de mais de 220 Bancas Examinadoras de trabalhos acadêmicos (Doutorado, Mestrado, Especialização, Conclusão de Curso). Participa de Comitês de Programa de vários eventos científicos, foi 3 vezes chair de Trilha do SBGames e atualmente é chair da trilha 2: Ludificação Digital do SBIE2019. É membro do Comitê Gestor da CE-Jogos da SBC e editor convidado da Special Issue da revista Entertainment Computing (Elsevier). Foi Diretor de Pesquisa do CCT-UDESC, Coordenador Geral de Pós-Graduação do CCT, Chefe do Departamento de Computação por três vezes, representante docente nos Conselhos Superiores da UDESC (CONSEPE e CONSUNI) e coordenou vários programas de Pós-Graduação (o mais recente em Computação Aplicada – dez2012 a fev2014). (Texto informado pelo autor)