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Redação e Comunicação Empresarial

Origem: Capacitação
Data: 01 - 04
Horário: 18h30 às 22h30
Local: ACIJ
Vagas: limitadas


Curso de Redação e Comunicação Empresarial

Local: Associação Empresarial de Joinville - ACIJ
Data: 01 à 04 de outubro de 2012
Horário: 18h30 às 22h30
Carga Horária: 16h
Instrutora: Adelita Fernandes

Pós-Graduada em Metodologias Inovadoras do Ensino de Línguas pela ACE – Associação Catarinense de Ensino.
Graduada em Letras pela UnC  - Universidade do Contestado.
Cursos de Aperfeiçoamento nas áreas de Comunicação e Oratória Básica e Avançada; Redação e Comunicação Empresarial; Organização de Eventos, Protocolo e Cerimonial; Pensamento e Inteligência Emocional. 

Instrutora dos seguintes Cursos e Treinamentos:
- Curso de Oratória – Básico e Avançado;
- Oratória para apresentações de projetos e trabalhos acadêmicos;
- Comunicação Corporativa;
- Liderança e Treinamento;
- Treinamento em Marketing Pessoal;
- Curso de Português – Gramática e Redação para concursos e vestibulares;
- Curso de Organização de Eventos, Protocolo e Cerimonial;
- Comunicação eficaz no atendimento ao cliente;
- Treinamento para Multiplicadores internos;
- Redação e Comunicação Empresarial;
- Treinamento em Comunicação e Relações Interpessoais para Líderes;
- Treinamento para Recepcionistas, Telefonistas e Secretárias – Trabalhando sua imagem e sua comunicação.
•Mestre de Cerimônia em Formaturas e Eventos em Geral.
Integrante do Banco de Palestrantes da FACISC

Justificativa e Importância do Curso:
 Transmitir, informar, tornar comum. Estas são algumas das definições para a palavra comunicar. Embora exista um grande avanço tecnológico atualmente, comunicar ainda hoje é um desafio, principalmente no ramo empresarial.
 A maioria das empresas utiliza muita tecnologia no desenvolvimento de suas funções, porém, muitos perdem de vista a necessidade da boa comunicação. Inovação tecnológica não é um diferencial que perdura. Não é suficiente ter as ferramentas, é necessário saber gerenciá-las para que cumpram o papel a que se destinam.
 No entanto, para ser um diferencial, a empresa deve desenvolver metodologias para avaliar a eficácia de sua comunicação e dispor de profissionais com uma visão abrangente sobre a necessidade da comunicação eficaz, a qual requer fatores básicos nas informações, tais como: objetividade, clareza, padronização, assertividade, atenção e exatidão ao redigir e/ou proferir as palavras, a fim de tornar o contexto inteligível.
 O mercado está cada vez mais exigente. Dominar a linguagem – ser compreendido e interpretar o mundo corporativo – tornou-se uma competência fundamental para profissionais de todas as áreas.
 Sendo assim, a comunicação interna da empresa tem um papel fundamental na criação da “cultura colaborativa”. Portanto, é imprescindível que os colaboradores se comuniquem, mais e melhor - interna e externamente.

Objetivos do Curso:

Contribuir para a atualização e capacitação do profissional que utiliza a linguagem oral e escrita no seu dia a dia;
Levar o profissional a produzir textos claros, objetivos e coesos, segundo a norma culta da língua e os padrões formais do texto;
Desenvolver a capacidade de leitura, de percepção de inadequações e de correção dos seus próprios textos, visando à clareza, objetividade e persuasão;
Sintetizar de forma prática e teórica as novas regras ortográficas.

Conteúdo Programático:
Tipos de correspondência;
Carta Comercial;
Bilhete;
Memorando;
Declaração;
Outras correspondências formais;
Abreviaturas mais usuais na Correspondência Empresarial;
Principais pronomes e expressões de tratamento;
Concisão x Prolixidade;
Concordância verbal e nominal;
Emprego de algumas palavras e expressões;
Pontuação adequada na correspondência;
Grafia correta de algumas palavras;
Utilização correta da crase;
Objetividade e clareza nas informações;
Uso inadequado do gerundismo na linguagem oral e escrita;  
Estrutura textual: introdução, desenvolvimento e conclusão;
Estrutura do parágrafo;
Qualidades do texto: clareza, objetividade e coesão;
Evitar jargões, gírias, oralidades e imprecisões;
Evitar construções ambíguas;
Elementos persuasivos;
Coerência: articulação lógica das ideias;
Coesão textual: uso de conectivos que garantem a sequência da frase;
Vocabulário: uso adequado e preciso das palavras;
E-mail como canal de comunicação / Troca de e-mails e feedback;
Abordagem sintetizada da nova reforma ortográfica.

* Espaço aberto para troca de experiências, exemplos, dúvidas, dicas, sugestões.

Metodologia aplicada:
Aula expositiva através da utilização dos recursos audiovisuais como: data-show, vídeos rápidos e informativos, apresentações em power point, análise de imagens (murais, placas, jornais, outdoors), contendo erros gramaticais, exploração de exemplos reais do uso inadequado de alguns recursos de comunicação no dia a dia. 
Utilização de apostila contendo os principais assuntos para melhor entendimento do assunto. Exercícios práticos sobre os conteúdos ministrados.
Interação com os alunos através da troca de e-mails, realizando o feedback
com as devidas correções/observações realizadas pela instrutora.

Investimento
Associados ACIJ      R$ 240,00 por participante.
Outros Participantes R$ 300,00 por participantes.

Informações e Inscrições
Pelo fone 3461-3344 ou capacitacao@acij.com.br
Para a participação no curso é indispensável o preenchimento da ficha de inscrição. 

Inscreva-se AQUI!

 


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