English
BUSCAR NO SITE
BUSCAR ASSOCIADOS

Perfil

Sede da Associação Empresarial de Joinville

 

ACIJ – SUA EMPRESA COM NOME E SOBRENOME

A centenária Associação Empresarial de Joinville, fundada em 16 de fevereiro de 1911, é uma das entidades de maior representação e força no município e mesmo no Estado de Santa Catarina.

A ACIJ tem por objetivo maior o fortalecimento das empresas da região, através de um trabalho que visa o desenvolvimento da economia como forma de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade onde se insere.

PIONEIRISMO

Localizada em uma sede funcional e moderna, inaugurada em 2006, a Associação foi pioneira na implantação de um sistema de gestão da qualidade, que lhe deu o inédito certificado ISO 9001:2000 entre as entidades do gênero.

A ACIJ já ganhou o Top de Marketing da ADVB com o case "Vote Certo, Vote por Joinville", que visava a valorização do voto e a ampliação da representatividade política da região.

Em 1991, trouxe para o Brasil o projeto de consultoria grupal, com os Núcleos Setoriais, reunião de empresas que buscam soluções conjuntas para problemas comuns. A parceria, que abriu a casa para a participação de empresas de micro e pequeno porte, foi firmada com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (Alemanha).

VOLUNTARIADO

A estrutura da entidade conta com Conselhos (Superior, Deliberativo e Fiscal) e Diretoria voluntários, e um diretor executivo com grupo de 25 profissionais, todos com formação superior e, a  grande maioria, com pós ou especialização.

Tem como slogan "Sua Empresa Mais Forte", e trabalha para isso, através de ações e programas como o Prêmio Municípios que Fazem Render Mais e o Movimento Brasil Eficiente, que visam à simplificação do sistema tributário, a redução da carga de impostos, a melhoria constante da infraestrutura, a eficiência na gestão pública, a diminuição da burocracia e o desenvolvimento e assimilação crescentes de conhecimento e novas tecnologias.

CAPACITAÇÃO

Sua área de capacitação está focada na formação e treinamento de gestores e funcionários das empresas associadas (cinco mil pessoas treinadas/ano). A entidade abriga 25 Núcleos Setoriais, 24 Sindicatos Patronais e 4 Programas Gestão Compartilhada, levando a representatividade da ACIJ para o Vila Nova e Regiões Norte, Sul e Leste.

Mais de 60% das empresas associadas são da área de Serviços; 21% do setor industrial e 19% do comércio. Cerca de 75% das empresas associadas têm menos de 20 funcionários, confirmando a determinação da entidade de se fazer cada vez mais aberta, transparente e representativa.

JOINVILLE – BREVE PERFIL

Maior cidade do Estado de Santa Catarina e terceira economia do Sul do Brasil, Joinville tem entre suas principais características o empreendedorismo e a diversidade. São 555 mil habitantes, unidos entre colonizadores alemães, imigrantes italianos, e os “joinvilenses” que vem de todas as partes do país, em busca de emprego, em busca de oportunidades, em busca de mais qualidade de vida.

Além da mistura de povos, a “Manchester Catarinense” conta com uma indústria extremamente diversificada, o que a ajuda a manter a economia equilibrada e em constante desenvolvimento.

EMPRESAS E SHOPPINGS

São destaques as indústrias: metal-mecânica (Tupy, Embraco, Schulz, Athletic, Wetzel), Plástica (Tigre, Amanco, Termotécnica), têxtil (Döhler, Lepper) e de Tecnologia (Totvs e Neogrid), além do Perinis Business Parking, condomínio industrial com mais de 80 empresas.

Nos últimos 15 anos, a cidade transformou seu perfil comercial, com a chegada dos shoppings centers: Mueller, Cidade das Flores, Garten e Americanas reúnem cerca de 600 lojas.

EDUCAÇÃO E TURISMO

Com a inauguração do Centreventos Cau Hansen, em 1997, e a abertura do Megacentro Wittich Freitag, Joinville se consolida como importante pólo de turismo de eventos e turismo de negócios.

Vale destacar ainda, neste breve perfil, a tradição do município como pólo de excelência na formação da mão-de-obra e a vocação como pólo de desenvolvimento Regional.

Fartamente atendida por importantes rodovias (BR-101 e BR-280), Aeroportos (Joinville, Curitiba e Navegantes) e portos (São Francisco do Sul, Itapoá, Navegantes e Itajaí), Joinville conta com 12 instituições de Ensino superior, como Univille, Udesc, Sociesc, Anhanguera, UFSC e PUC/PR.

MISSÃO

"Contribuir para o aumento da competitividade das empresas associadas; para a busca da melhoria da qualidade de vida da comunidade; e na discussão das grandes causas que possam impactar o ambiente de negócios e a segurança das instituições."

VISÃO

"Ser reconhecida entre os associados pela sua representatividade e pela qualidade dos serviços prestados; e na comunidade, estado e país, pela contribuição no encaminhamento de assuntos relevantes".

- Estatuto ACIJ