A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

09/10/2017 12:10

Vida longa às pequenas empresas, lideradas por grandes empresários!

Mais de 60% dos associados da ACIJ são da área de prestação de serviços. 22% são empresas de comércio e 17% são indústrias. Neste universo, temos empresas de todos os portes, mas cerca de dois terços delas são micro ou pequenas empresas.

Esse mix empresarial, marcado pela diversidade de tipos e portes de negócios, em Joinville e em todo o Estado, talvez justifique o sucesso de Santa Catarina no ambiente econômico. Todos sabemos, com apenas 1% do território nacional, o Estado está na sexta posição no PIB brasileiro.

E a performance de Santa Catarina deve-se muito ao sucesso das empresas de pequeno porte. Sabe-se que num ambiente árido de negócios como o nosso, apenas metade dos novos empreendimentos ultrapassam a barreira dos dois anos. Mas, ao se solidificarem, os pequenos passam a responder por mais de 40% do PIB e cerca de 90% das pessoas empregadas.

Uma ferramenta importante para os pequenos negócios é o Sistema simplificado de tributos, o Simples, implementado em janeiro de1997, aperfeiçoado em 2006 e atualizado mais uma vez no ano passado. Até 2022, de acordo com projeções do Sebrae, o número total de empresas optantes pode passar de 11,6 milhões para 17,7 milhões de empreendimentos, um aumento de 53%. Esta expansão deve ser liderada pelo crescimento do número de MEI, que estima-se poderá crescer ainda 80% até 2022.

Na última quinta, dia 5, comemoramos o Dia da Micro e da Pequena Empresa. A ACIJ posiciona-se como entidade de todas as empresas, independente de tamanho ou setor, mas que pensem grande, que tenham a aspiração de crescer. Não apenas para serem grandes, mas por terem a capacidade de gerar mais empregos e riqueza. Vida longa às pequenas empresas, lideradas por grandes empresários!