A SEGURANÇA EM ALERTA MAIS UMA VEZ

11/09/2017 12:09

A população está muito preocupada, diante de atos de vandalismo, depredação do patrimônio e, principalmente, violência extrema contra a vida humana

As últimas semanas tem preocupado sobremaneira a população catarinense, diante de atos de vandalismo, depredação do patrimônio e, principalmente, violência extrema contra a vida humana, especialmente contra policiais, assassinados de maneira cruel.

Em Joinville, o policial militar Joacir Vieira foi vítima dos bandidos no dia 28 de agosto. Na quinta, dia 7, 18 pessoas foram presas no Estado. O governo tem reagido, mas temos limitações de toda a ordem.

A questão da Segurança é uma bandeira histórica da ACIJ, que defende um trabalho integrado entre Polícias, Judiciário e Sociedade, para reduzir os índices alarmantes de criminalidade.

O problema da segurança pública começa pela falta de oportunidades e pela falta de educação. Os países onde a população tem acesso à escola e ao trabalho tem menores índices de criminalidade, de violência.

Uma vez instalado o problema, a solução passa pela sociedade como um todo. Sistemas judiciário, prisional e policial precisam atuar em conjunto, com o apoio e, mais que isso, com a participação das comunidades, trabalhando contra criminosos que se tornam cada vez organizados, destemidos e cruéis, diante da impunidade que predomina.

Através do Conselho das Entidades Empresariais, que agrega as quatro entidades mais representativas (ACIJ, acomac, Ajorpeme e CDL), pleiteamos reiteradas vezes a presença mais forte do Governo em Joinville, a fim de melhorar a estrutura policial do município, defasada diante do crescimento populacional que verificamos nos últimos 20 anos.

A cidade pulou de pouco mais de 350 mil habitantes para quase 600 mil e a estrutura policial permanece praticamente a mesma – apenas para citarmos um dos vetores em situação crítica.

Além da atuação conjunta, estruturada e integrada de todos os entes mencionados, continuamos a defender, e buscar alternativas, para o aumento do efetivo e para a melhoria, de equipamentos, tais como carros, armas, câmeras de monitoramento, scanners nos presídios e outros sistemas que possam dotar a Segurança Pública de mais inteligência e eficiência, seja na prevenção, seja no combate ao crime.