English
BUSCAR NO SITE
BUSCAR ASSOCIADOS

Nosso compromisso com a educação

29/08/2011 12:08


Na quinta-feira, a ACIJ participou do Debates AN, promovido pelo jornal A Notícia, sobre os rumos do desenvolvimento econômico da cidade.

Todos sabemos que o Brasil vem crescendo significativamente nos últimos anos e que Joinville cresce, pelo menos, o dobro da média nacional, seja pela boa performance de suas empresas, seja pela chegada de novos empreendimentos, que vEem no norte de Santa Catarina o ambiente mais fértil para os negócios.

O desenvolvimento empresarial traz consigo uma série de benefícios, que começam com a oferta de mais empregos, e se ampliam com a geração de impostos que permitem investimentos importantes na melhoria da qualidade de vida da população.

Além disso, o desenvolvimento econômico expõe ainda mais nossas deficiências, em infraestrutura e também na capacidade de preparar as pessoas para o mercado de trabalho.

Hoje, temos um gargalo significativo na formação de mão de obra especializada. Um fenômeno triste de se constatar: ao mesmo tempo em que sobram vagas em alguns segmentos, ainda temos um alto índice de desemprego.

Diante desse quadro, a formação profissional se impõe como prioridade e a ACIJ, ciente do problema, se propôs a contribuir como facilitadora na busca de soluções. Desde 2008, lutamos para ampliar a oferta de cursos na área técnica, estimulando todas as universidades a fazê-lo.

O empresário sempre teve a convicção da importância da educação e da formação téncnica. Faz parte da nossa história o estímulo à formação profissional e a criação da tradicional Escola Técnica Tupy é bom exemplo disso.

Agora, em conjunto com todas as instituições de ensino superior da região, estamos procurando conhecer de perto a realidade de cada escola e seus projetos, a fim de ajudar no alinhamento dos mesmos, para que possamos suprir o mercado com capacitação profissional, sem esquecer em nenhum momento da preparação humanística, também fundamental para lapidar o cidadão.

Sempre que temos espaço na agenda das segundas-feiras, recebemos uma faculdade ou universidade, para um debate franco sobre o tema. Dessa série de reuniões, deverá resultar um grupo de trabalho e um seminário, onde serão desenvolvidas propostas para a melhoria efetiva da oferta de cursos de formação técnica, a fim de fazer frente ao crescimento presente e ao que, temos certeza, está por vir.

 









 

 

 

 

 

 

Vice-presidente da ACIJ Moacir Thomazi, sócio-benemérito José Henrique Loyola, consultor da CACB Rodrigo Carrijo e André Daher, presidente do Conselho dos Núcleos, na reunião da última segunda-feira, dedicada aos 20 anos dos Núcleos.

 

CENÁRIO MACROECONÔMICO

A Associação Empresarial de Joinville tem a satisfação de convidar as empresas associadas para a reunião desta segunda-feira, dia 29 de agosto, quando recebe os diretores do HSBC, Conrado Engel, Ceo do Bank Brasil; Gabriel Porzecanski, diretor do Private Bank e Fernando Freiberger,diretor do HSBC Corporate.

 

COQUETEL DO HSBC

O economista-chefe do HSBC para a América Latina, André Loes, fará uma palestra sobre o cenário macroeconômico brasileiro e suas perspectivas. A reunião da ACIJ começa às 18h30 e encerra às 20 horas. Logo após, o HSBC oferece um coquetel.

 

SINDICATOS PATRONAIS

Através do Consep, os sindicatos patronais manifestaram-se ao Ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho e ao presidente do INSS Mauro Luciano Hauschild, sobre a “Insatisfação de Segurados da Previdência Social”  onde solicitam implantação de um novo padrão de garantia de direitos sem a necessidade de realização de perícias médicas, em todos os novos requerimentos de Auxílio-Doença Previdenciário, visando diminuir o tempo de espera.

 

DIREITO IMOBILIÁRIO

De 31 de agosto a 1º de setembro, o Núcleo de Imobiliárias promove o curso básico de Direito Imobiliário.  O encontro inicia às 19 horas e trabalhará as noções de direito imobiliário com ênfase em direito ambiental, lucro imobiliário e responsabilidade civil do corretor de imóveis. As inscrições custam R$ 50 e podem ser feitas pelo e-mail cristiano@acij.com.br ou 3461.3333.

 

4º ENAFER

O Núcleo de Usinagem e Ferramentaria da ACIJ realiza no dia 16 de setembro, a quarta edição do Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer). Na data, haverá a reunião da Abinfer (Associação Brasileira da Indústria da Ferramentaria), que fará o balanço de atividades, apresentação da diretoria e planejamento estratégico. Mais informações com Yara, pelo fone 3461.3333 e email yara@acij.com.br.

 

PAINEL EMPRESARIAL

O empresário Vicente Donini é mais um nome confirmado para compor o painel empresarial do 12º Seminário de Negócios Internacionais - SENI, nos dias 20 e 21 de outubro, no Teatro Scar, em Jaraguá do Sul. O presidente do Conselho de Administração da Marisol S/A, vai debater o tema Desindustrialização com outros líderes empresariais de Santa Catarina. Saiba mais em www.senisc.com.br.

 

Visualize a coluna aqui.

 

Outras Notícias