English
BUSCAR NO SITE
BUSCAR ASSOCIADOS

ACIJ Informa - 30 de abril de 2012

02/05/2012 12:05


Leia na íntegra a Coluna da ACIJ, publicada na segunda-feira, no jornal A Notícia.

BUSSCAR APRESENTA PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

O presidente da Busscar, Claudio Nielson, apresenta na próxima reunião do Conselho, dia 7 de maio, o Plano de Recuperação Judicial da empresa, que será submetido à Assembleia de Credores no dia 22 de maio. Tradicional fabricante de ônibus, sediada em Joinville desde 1946, a Busscar é reconhecida pelo mercado, no Brasil e exterior, pelo alto nível de desenvolvimento tecnológico e de qualidade dos produtos.

Hoje,  conta com mil funcionários ligados à operação de ônibus (400 dos quais ativos); 970 profissionais  atuando na Tecnofibras, fabricante de componentes para o mercado automobilístico que atende montadoras como Volkswagem e Mercedes Benz (caminhões), John Deere (tratores) e CAF (vagões ferroviários e metrôs) e tem operação independente e totalmente normalizada; e 40 funcionários na Climabuss, fabricante de sistemas de refrigeração.

A Recuperação Judicial é uma iniciativa recente na legislação brasileira que estimula a negociação entre as partes interessadas em um empreendimento (acionistas, funcionários, credores e agentes reguladores) para equacionar o passivo e reorganizar a empresa. Todas as etapas do processo são acompanhadas pela justiça, garantindo  a retomada da produção, proporcionando transparência e segurança de quitação dos débitos junto aos credores nos prazos estabelecidos e viabilizando a sustentabilidade do negócio.

Nos últimos três anos, 1660 empresas fizeram pedidos de Recuperação Judicial. Destes, todos os que já foram submetidos à assembleia de credores foram aprovados por representar uma solução plausível e viável para as partes envolvidas.

O plano de Recuperação Judicial da Busscar começou a ser formatado no último trimestre de 2011. O pedido da recuperação foi aceito pela justiça em 31 de outubro e o plano foi entregue em 30 de dezembro. Para elaborar e viabilizar a implantação deste plano, a diretoria da Busscar conta com uma equipe multidisciplinar de parceiros especializados neste processo, como a divisão de Reestruturação da Delloite Touche Tohmatsu, responsável pela modelagem econômica e financeira da Busscar, compatibilizando as propostas do plano com o histórico de rentabilidade da empresa, e o escritório de advocacia de Euclides Ribeiro, que atua com processos de recuperação judicial desde a criação da lei, em 2005.
 
Desde a aprovação do pedido de Recuperação Judicial, a Busscar já vendeu 114 ônibus para clientes do país e do exterior, dos quais  47 foram faturados e entregues até o final de abril. A fabricação de ônibus é uma atividade econômica altamente customizada, que exige mão de obra intensiva.

A continuidade da Busscar é de grande importância social e econômica para Joinville,  Santa Catarina e o Brasil. Além da tradição e qualidade dos produtos de uma marca reconhecida pelo mercado, representa, num primeiro momento, a manutenção de  mais de dois mil postos de trabalho diretos.  A viabilização do Plano de Recuperação Judicial, que será apreciado pelos credores, proporcionará, num prazo de 12 meses, a criação de mais 800 empregos, privilegiando o retorno ao trabalho de profissionais que já fizeram parte dos quadros da  empresa.

DIA DO TRABALHO
Por conta do Dia Internacional do Trabalho, 1º de maio (terça-feira), a ACIJ não terá reuniões de Diretoria e Conselho nesta, dia 30 de abril. A casa manterá plantão em todos os setores, das 8 às 12 e das 13h30 às 18 horas. Mais informações sobre as atividades e serviços da casa você encontra no site www.acij.com.br.

CONFERÊNCIA ANPEI
Será entre os dias 11 e 13 de junho a 12ª Conferência Anpei (Associação Nacional e Pesquisa e Desenvolvimento das Empre¬sas Inovadoras) de Tecnologia e Inovação. Joinville foi a cidade escolhida para sediar o evento que, em 2012, terá como tema “Inovar Agora: Competição Global e Sobrevivência Local”.

SESSÃO DE NEGÓCIOS
As empresas que desejam participar da Sessão de Negócios 2012 precisam adiantar as inscrições, pois restam poucas vagas. A parceria entre o Conselho dos Núcleos da ACIJ e Sebrae pro¬move uma nova Sessão de Negócios no dia 10 de maio. Faça sua inscrição pelo telefone 3461 3334 ou nucleos@acij.com.br.

PÉ QUENTINHO
Os Núcleos de Gestores da Saúde e de Segurança e Saúde Ocupacional promovem a segunda etapa da ação “Pé Quentinho”, que faz parte da campanha social “De 8 a 80”, promovida pelos Núcleos Setoriais. Além de cobertores e roupas, as pessoas também podem doar calçados em bom estado. As doações devem ser entregues nas empresas participantes ou na sede da ACIJ até o dia 15 de junho. Mais informações pelo 3461 3336 ou pelo e-mail nucleos@acij.com.br.

 

Outras Notícias