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Certificado de Origem

O que é o Certificado de Origem?

É um documento legal que comprova, ao país comprador, a procedência do produto adquirido com fins de redução ou isenção do imposto de importação.

Vantagens:

O importador tem reduzido, ou mesmo eliminado, o imposto de importação, que resulta na redução de custo da operação e aumento da credibilidade. Para o exportador, a vantagem é poder ofertar produtos a preços mais competitivos, facilitando a conquista de mercados.

Certificado de Origem Digital:

A ACIJ é um posto avançado da Fiesc à emissão de certificados de origem credenciada pela Associação Latino-Americana de Integração - ALADI, com reconhecimento e credibilidade internacional, garantindo segurança, padronização e seriedade no processo de Certificação de Origem a mais de 20 anos.

Com o objetivo de modernizar e inovar o sistema de emissão de certificados de origem, a ACIJ disponibiliza as empresas exportadoras o Certificado de Origem Digital - COD BRASIL: Sua função primordial é a de desburocratizar o processo de emissão dos Certificados de Origem proporcionando agilidade e segurança e também garantindo legitimidade e confiança ao produto.

Vantagens:

Facilita a tramitação dos documentos necessários para a emissão do Certificado de Origem (Fatura Comercial, Declaração do Produtor e o próprio formulário do Certificado de Origem), permitindo às empresas exportadoras a inserção on-line das informações e gerando um banco de dados da própria empresa pertinentes à certificação de origem. Seu funcionamento é rápido, prático e seguro.

Simplifica o preenchimento dos documentos por parte do exportador de forma prática e segura, estabelecendo um novo padrão tecnológico na emissão de Certificado de Origem;

Diminui o volume de erros e reduz consideravelmente os custos burocráticos;

Como aderir ao COD?

Cadastre-se no COD Brasil

Como utilizar o COD?

1 - Cadastrar a mercadorias e os clientes - parceiros (importadores e consignatários)

2 - Cadastrar a Declaração do Processo Produtivo - DPP: documento emitido pelo próprio produtor que ira garantir o cumprimento das regras de origem estabelecidas nos acordos internacionais de comércio dos quais o Brasil faz parte. Após o preenchimento da DPP o sistema irá validar de forma automática esse documento e enviar o protocolo de aprovação para o e-mail do usuário cadastrado.

3 - Cadastrar a Fatura Comercial: documento emitido pelo vendedor/exportador ao comprador/importador que substitui no âmbito externo do país a Nota Fiscal.

4 - Impressão do Certificado de Origem: o COD gera automaticamente o Certificado de Origem com base nas informações já cadastradas na Fatura Comercial e DPP, garantindo a facilidade, rapidez e segurança no processo de exportação.

5- Entregar o documento impresso na ACIJ para carimbo e assinatura.

A ACIJ oferece o serviço de emissão e consultoria deste certificado de segunda à quinta-feira, das 8h às 18h, e às sextas-feiras, das 7h30 às 17h. Para mais informações, entrar em contato com Willian pelo telefone: (47) 3461-3341 ou pelo e-mail: willian@acij.com.br