O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (SINDUSCON) realizou recentemente a eleição da diretoria para a Gestão 2022/2024. A partir do dia 1º de junho, o engenheiro civil Carlos Lopes assumirá a presidência da entidade no lugar do empresário Bruno Cauduro, que segue na diretoria, agora como vice-presidente.
O SINDUSCON faz parte da ACIJ por meio do CONSEP (Conselho das Entidades Patronais).
Mestre em construções civis pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal), Carlos Lopes já integrava a diretoria do SINDUSCON Joinville como diretor de Meio Ambiente. Com mais de 20 anos de experiência na área de construção civil e mercado imobiliário, pretende dar continuidade ao trabalho realizado pela gestão atual.
De acordo com o presidente eleito, Carlos Lopes, apesar da pandemia o SINDUSCON Joinville se manteve atuante nos últimos dois anos, fortalecendo o posicionamento do setor em importantes debates da cidade.
“Vamos manter a união e a estrutura que temos, resultado do excelente trabalho realizado pelas diretorias anteriores. Além disso, minha meta é ampliar a representatividade do setor nos outros municípios da região atendidos pelo SINDUSCON Joinville”, diz.
Na avaliação do engenheiro nascido em Portugal e que desde 2011 mora em Joinville, o associativismo é fundamental para que empresas e profissionais do setor tenham maior representatividade, voz ativa e demandas atendidas. “O SINDUSCON, por sua trajetória e relevância, é um importante interlocutor da indústria da construção civil”, comenta.
Para Lopes, assumir a presidência do sindicato é uma grande oportunidade de trabalhar em prol da coletividade. “Desde que cheguei ao Brasil construí laços com profissionais e instituições do setor e tive a oportunidade de atuar como diretor do SINDUSCON, o que me preparou para assumir a presidência nesta nova gestão”, destaca.
O atual presidente, Bruno Cauduro, garante que a função é extremamente prazerosa. “É muito gratificante representar um setor tão importante para a economia e para o desenvolvimento urbano. Vamos continuar unidos nessa missão”, afirma.
DIRETORIA ELEITA
- Presidente – Carlos Manuel Carvalho Lopes
 - Vice-Presidente – Bruno Freitas Cauduro de Oliveira
 - Diretora Administrativa e Financeira – Ana Rita Vieira
 - Diretor de Economia e Estatística – Vilson Buss
 - Diretora de Relações Trabalhistas e Sindicais – Fernanda Baumer Wolf
 - Diretor da Indústria Imobiliária – Mario Cezar Castro de Aguiar
 - Diretor de Obras Públicas e Serviços – Renério Elias Neto
 - Diretor de Relações Institucionais – Marco Antonio Corsini
 - Diretor de Meio Ambiente – Francisco Mauricio Jauregui Paz
 - Suplente – Gustavo Todescat
 
CONSELHO FISCAL
- Thiago Borba, Oscar Puhl Filho e Emerson Siqueira
 - Suplente: Renan Oliveira
 
DELEGADOS JUNTO AO CONSELHO DE REPRESENTANTES
- Mario Cezar de Aguiar e Carlos Lopes
 - Suplentes: Marco Antonio Corsini e Jorge Luiz Correia de Sá
 
CONSELHO DE EX-PRESIDENTES
- Mario Cezar de Aguiar – 1990/1992 – 2016/2018
 - Antônio Carlos Wolf – 1992/1994
 - Jorge Luiz Correia de Sá – 1996/1998
 - Pierre Marie Bernard de Richter – 2000/2002
 - Dieter Neermann – 2004/2006
 - Luis Carlos Presente – 2010/2012
 - Vanderlei Buffon – 2014/2016