Há 104 anos alguns empresários de Joinville se reuniram na casa do Sr. Hermann August Lepper para fundar a Associação Empresarial de Joinville.
Hoje, como dantes, as preocupações eram assuntos da comunidade e de natureza tributária, quando todas as empresas se mostravam insatisfeitas com o volume de impostos, sua grandeza e constantes mudanças.
Exatos 104 anos depois, cá estamos nós ainda tratando assuntos da comunidade, assuntos mais complexos por óbvio, assuntos de natureza econômica e também de natureza fiscal e tributária.
Não há registro se à época os governantes juravam publicamente que não elevariam tarifas e impostos e quebravam esse juramento como ocorreu recentemente. Não há registros de preocupação com o câmbio, mas por certo havia.
Como estamos retomando as atividades da Diretoria no dia de hoje, pensamos ser prudente relembrar algumas causas pelas quais estamos lutando:
– Segurança, mediante instalação de 200 câmeras de vigilância e aumento do efetivo.
 – Hospital estadual de referencia na zona sul da cidade.
 – Duplicação da Avenida Santos Dumont.
 – Duplicação da Avenida Dona Francisca.
 – Fazer instalar o Campus da UFSC Norte de Santa Catarina
 – Reduzir as tarifas do transporte coletivo através da isenção ou redução do ISS sobre as receitas do transporte e do ICMS sobre o Diesel.
São apenas algumas das causas, já que a ACIJ se envolve na grande maioria dos assuntos comunitários. Isso há 104 anos.