O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville e o Serviço Social da Indústria da Construção anunciaram no final de novembro os vencedores do 3º Prêmio SINDUSCON Joinville e Prêmio Obra Mais Segura 2025. O evento no Joinville Iate Clube reuniu associados, convidados e apoiadores. Entidade filiada à ACIJ, o SINDUSCON tem sede no prédio da Associação Empresarial de Joinville.
As iniciativas reconhecem as boas práticas das empresas em categorias como inovação, responsabilidade social e segurança nas obras. A presidente do SINDUSCON Joinville, Ana Rita Vieira, diz que o troféu valoriza quem contribui para o avanço da indústria da construção civil.
“Reconhecer quem faz a diferença é fundamental para fortalecer o nosso setor. As iniciativas premiadas neste ano mostram que estamos cercados de profissionais e empresas que inovam, que cuidam das pessoas, que pensam na cidade e que constroem com responsabilidade”, destaca Ana Rita.
Neste ano, o Prêmio SINDUSCON Joinville homenageou empresas e profissionais que se destacaram pela excelência em diferentes categorias. A Daxo conquistou o primeiro lugar na categoria Tapume Mais Bonito, com o empreendimento Éte. A escolha foi feita com base em critérios técnicos, avaliação de jurados e voto popular.
Na categoria Responsabilidade Social, o projeto vencedor foi a Horta Pedagógica GASP, da Rôgga. No quesito Sustentabilidade, o prêmio ficou com a Daxo, pelo projeto de uso de marmitas para compostagem. Já a FCC foi a primeira colocada na categoria Inovação, com a Massa Dun Dun.
O SINDUSCON Joinville também reconheceu os Associados Mais Participativos, premiando profissionais que participaram ativamente das reuniões ao longo do ano: Francielly Nandi (Alumínios Tubarão), Pablo Kirsten (Massa Dun Dun) e Marcio Ishikawa (Kawa Empreendimentos).
Além das categorias técnicas, o prêmio destacou as Personalidades do Setor, pessoas que contribuem significativamente para o desenvolvimento da construção civil. Em 2025, o troféu de Personalidade do Setor Privado ficou com o vice-presidente da CNI, engenheiro civil Mario Cezar de Aguiar.
O reconhecimento como Personalidade do Setor Público foi para o secretário Fábio Jovita, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
OBRA MAIS SEGURA
Promovido pelo SECONCI Joinville, o Prêmio Obra Mais Segura 2025 foi outro destaque da noite. A premiação destaca iniciativas de cuidado com a saúde e segurança no ambiente de trabalho e reconhece empresas e profissionais que implementaram práticas de alta qualidade nos canteiros de obra.
Os premiados foram:
- Agente Somas Destaque 2025 – Ricardo Ross
- Inovações e Recursos para a Segurança 2025 – Domus Aurea Incorporações
- Investimentos em Saúde na Obra – Daxo Participações
- Destaque do Ano 2025 – Halsten Incorporadora
TEMPO DE CASA
A noite de confraternização e premiações teve ainda o reconhecimento às empresas associadas ao SINDUSCON Joinville há cinco, dez, 15, 20, 25 e 30 anos.
- 30 anos: Construtora Richter
- 25 anos: GV Empreendimentos, Arch Ability e Azimute
- 20 anos: Incorposul
- 15 anos: Construtora CHF e Civilcon
- 10 anos: MRV, Hacasa e Henz Engenharia
- 5 anos: HPB
PROFISSÃO CONSTRUIR
O Profissão Construir – programa de valorização e capacitação de trabalhadores da construção civil desenvolvido pelo SINDUSCON Joinville – conquistou o primeiro lugar no Prêmio de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) na categoria Entidade.
O anúncio foi feito na noite desta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Brasília. A presidente do SINDUSCON Joinville, Ana Rita Vieira, e o presidente do Instituto Profissão Construir, Carlos Lopes, participaram da solenidade organizada pela CBIC.