

Em reunião com os colaboradores na manhã desta terça-feira, dia 19 de agosto, a ACIJ lançou oficialmente, em conjunto com a Compliance Box, seu novo canal de ética. É uma ferramenta inovadora que visa proporcionar um espaço seguro e confidencial para relatos de irregularidades, comportamentos inadequados ou atividades ilegais.
Ao longo de seus 114 anos de atividades, a ACIJ sempre buscou e continua promovendo um ambiente de trabalho cada vez mais íntegro e respeitável, refletindo o compromisso da entidade com as leis, a ética e a transparência.
O novo canal permite o registro de diversas condutas que fogem dos padrões éticos esperados pela ACIJ, tais como assédio moral e sexual, fraudes, corrupção, desvio de recursos, favorecimentos indevidos, discriminação, agressões, ameaças, intimidações e violações de normas.
A ACIJ orienta que qualquer indício, mesmo que leve, deve ser reportado, a fim de garantir um ambiente de trabalho saudável e transparente.
O assédio moral pode se manifestar através de práticas como humilhação, constrangimento, isolamento, gritar ou falar de forma desrespeitosa, criticar a vida particular, vigilância excessiva ou advertir de forma arbitrária, por exemplo.
Já no assédio sexual, um único ato – sem necessidade de continuação – é suficiente para caracterizar a infração, que é considerada crime segundo o Art. 216-A do Código Penal Brasileiro. Comentários sexistas sobre aparência física, perguntas indiscretas sobre a vida privada, insinuações sexuais, exibir material pornográfico, toques físicos indesejáveis e solicitação de relações íntimas são algumas das práticas que caracterizam o crime.
O novo canal de ética garante o anonimato do denunciante e oferece suporte por meio de uma equipe especializada disponível pelo telefone 0800. A plataforma intuitiva permite o upload de arquivos, além de fornecer um número de protocolo e senha exclusiva para cada denúncia, possibilitando o acompanhamento em tempo real e a interação com o Comitê de Ética, mesmo de forma anônima.
As denúncias podem ser feitas pelo site www.acij.com.br/canal-de-etica ou pelo telefone 0800 880 5555. O denunciante deve preencher um formulário simples. Após o registro, receberá um protocolo para acompanhar o processo.
As possíveis consequências para as condutas relatadas incluem advertências verbais e escritas, suspensão, encerramento do contrato e até demissão por justa causa, além da implementação de novos controles internos para melhorar a gestão da ética na organização.