

Uma sessão solene em homenagem aos 30 anos da Fundação Softville reuniu na noite de 29 de julho fundadores, ex-presidentes, representantes dos conselhos de administração, instituições parceiras, empresários apoiadores, funcionários de diferentes épocas e empresas incubadas que hoje atuam no mercado.
O evento realizado na ACIJ, com apoio da SST Advogados, emocionou os presentes e celebrou um legado de três décadas de contribuição ao ecossistema de inovação e tecnologia de Joinville e região.
A história da Softville começou em 1995, fruto de um movimento colaborativo. Naquela época, lideranças públicas, privadas e acadêmicas se uniram com um propósito de construir um ambiente para fomentar inovação, apoiar empreendedores e fortalecer o desenvolvimento econômico da região Norte do Estado. Em três décadas, a instituição se transformou em um dos pilares do desenvolvimento do ecossistema de tecnologia e inovação. Apoia startups e empresas por meio de programas de incubação, conexão empresarial e realização de eventos estratégicos.
“Celebrar 30 anos de trajetória é também reconhecer o valor das pessoas, das decisões coletivas e da coragem que nos trouxe até aqui. Um projeto que nasceu de um sonho coletivo e se transformou em um grande legado. Hoje, olhamos para trás e vemos que em cada um dos ciclos a Softville se manteve firme em seu propósito: ser ponte entre ideias e resultados, entre talentos e oportunidades, entre pessoas e impacto”, destacou o diretor-presidente da Fundação Softville, Romualdo Silva.
Conforme o diretor-presidente, a celebração dos 30 anos também é um momento de reflexão sobre o futuro. “Estamos renovando nosso compromisso com o futuro para que a Fundação continue sendo o ponto de convergência entre startups, empresas, universidades, governo e sociedade civil para a construção de soluções reais e sustentáveis”, diz. Ele destaca que o foco da Softville continua sendo de ser uma facilitadora para o surgimento de empresas de base tecnológica.
Romualdo destaca que nos últimos quatro anos, mais de 30 empresas foram incubadas a partir da metodologia atual da Softville. A incubação é um processo de apoio aos novos negócios, no caso da Softville especialmente aos negócios de base tecnológica, oferecendo suporte técnico, gerencial, capacitação, infraestrutura e, em alguns casos, acesso a investidores, para ajudar essas empresas a crescerem e se consolidarem no mercado.
Já o presidente do atual Conselho Curador da Fundação Softville, Fabiano Dell Agnolo, lembrou que durante muitos anos, a governança da Fundação Softville esteve nas mãos do Conselho de Administração, representado na solenidade pela ACIJ. Foi este Conselho que garantiu os primeiros passos e manteve a Softville ativa. “A partir de 2016, com a reformulação institucional da Fundação Softville, nasceu o Conselho Curador, um modelo mais próximo da governança moderna das fundações privadas, com foco em zelar pela longevidade, integridade e impacto da organização”, ressalta Fabiano.
Também falaram durante a solenidade representantes dos poderes Executivo e Legislativo, nas esferas municipal e estadual; o representante da ACIJ, César Dohler; e o representante da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fernando Fragalli.
As homenagens realizadas no dia 29 foram feitas com base em atas e registros formais disponíveis da entidade e de um resgate histórico que está sendo realizado para uma série de atividades que ainda vão marcar os 30 anos da Softville, como um documentário que deve resgatar essas memórias. No entanto, o diretor-presidente fez questão de destacar que alguns nomes, episódios e contribuições podem não ter sido devidamente registrados ou mencionados.
Entre os homenageados históricos estão Raimundo Zumblick, responsável pelo registro da Fundação Softville em cartório em 1995; Reinoldo Dario Miranda, Ninfo König, Sergio Gargioni, Ivo Birkholz e Karin Schmidlin, alguns dos fundadores e idealizadores; Albano Schmidt, Nivaldo Nass e Marcus Silva, representantes dos Conselhos de Administração e Conselho Curador.
Ex-diretores-presidentes e executivos da Softville foram homenageados na solenidade: Ademir Rossi, Gerson Lagemann, Dieter Neermann, Dionei Domingos, Luiz Melo Romão, José Fragalli, Fabiano Bossle Miguel, Jorge Fernandes, Márcio Jackson e Pedro Shioga. E ainda receberam homenagens os representantes de empresas mantenedoras, instituições parceiras, entre outros apoiadores.