English
BUSCAR NO SITE
BUSCAR ASSOCIADOS

Núcleos – Consultoria Coletiva

Os Núcleos Setoriais foram criados em 1991 na ACIJ, resultado de uma parceria entre as associações de Joinville, Brusque e Blumenau e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, da Alemanha. Inicialmente, o projeto tinha por objetivo profissionalizar a gestão das entidades empresariais e proporcionar o desenvolvimento das empresas de menor porte, por meio de sua reunião nos chamados Núcleos Setoriais.

De concorrentes, os empresários passaram a se reconhecer como parceiros, que tem empresas semelhantes com problemas em comum. Através do Núcleo, e com o apoio dos consultores e da estrutura e representatividade da ACIJ, passaram a desenvolver soluções conjuntas para esses problemas, comuns a todas as empresas do setor.

Com o surgimento do Núcleo de Mulheres Empresárias e do Núcleo de Jovens Empresários, surgem também os núcleos multissetoriais. No ano de 2003, é criado o Gestão Compartilhada, que utiliza a metodologia dos Núcleos para atuar nos bairros. Ao longo de vinte anos, os Núcleos foram evoluindo, assim como seus objetivos foram ampliados. Em 2011 para atender demandas de diferentes setores da economia, e a necessidade da discussão de temas específicos, os núcleos receberam nova classificação e a partir daí surgiram os Núcleos Territoriais ou Regionais, Núcleos Temáticos, alem dos Núcleos Setoriais e Multissetoriais já existentes.

Hoje, na ACIJ, são 26 Núcleos, sendo e 4 grupos do Gestão Compartilhada, Territoriais; 11 Setoriais; 5 Multissetoriais e 6 Temáticos. Conheça mais desse trabalho, acessando o link de cada um deles.